sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A minha opinião sobre "As gordinhas e as outras"

O artigo de opinião intitulado "As gordinhas e as outras", de Margarida Rebelo Pinto, está a dar muito que falar. Tal como o nome indica, trata-se de uma opinião. Tem de ser respeitada, mas não quer dizer que tenhamos de estar de acordo com a mesma.
Confesso que só li o artigo até ao fim depois de observar que este tinha mexido mesmo muito com as pessoas, pois a primeira vez que olhei para ele só consegui ler cerca de seis linhas, devido a considerar o conteúdo completamente fútil, ridículo e deprimente. Quem não souber do que eu estou a falar, aconselho a lerem o artigo.

Na minha opinião, a escritora Margarida Rebelo Pinto construiu, na sua cabeça, um grupo a que deu o nome de "gordinhas". Este grupo engloba pessoas completamente diferentes e o que Margarida Rebelo Pinto fez foi juntá-las e falar delas como se fossem todas iguais. Ou seja, a autora defende que todas as mulheres acima do peso que ela considera normal têm a mesma maneira de ser.
Tenho várias coisas a dizer sobre isto.

Em primeiro lugar, acho extremamente estúpido o título do artigo, "As gordinhas e as outras". Então, só existem dois tipos de mulheres ? Serei "gordinha" ou "outra" ? Enfim! Em segundo lugar, com tanta coisa a acontecer à nossa volta, foi logo dar a opinião sobre "gordinhas" ? Que estupidez! Depois, ao longo do artigo, a autora caracteriza "as outras" como "as giras". Então quer dizer que todas as gordinhas são feias e "as outras" são bonitas ? Ai por amor da santa!

O peso pode aumentar e diminuir muitas vezes, não é isso que define a beleza de uma pessoa. E, além disso, nunca percebi esta tendência de as mulheres acharem que quanto mais mais magras mais bonitas ficam.
Tudo isto se resume a uma palavra: generalização. Existem "gordinhas" bonitas e "gordinhas" feias, tal como existem "magrinhas" bonitas e "magrinhas" feias. Existem "gordinhas" simpáticas e "gordinhas" antipáticas, tal como existem "magrinhas" simpáticas e  "magrinhas" antipáticas. Não existe é nenhuma regra que diga "as gordas são assim...; as magras são assim..."

Por outro lado, também não acho correto criticar as pessoas que têm peso a menos. Não nos podemos esquecer de que existem algumas que simplesmente não conseguem engordar. Para criticar, é preciso conhecer e falar de cada caso em particular.

Se uma mulher for bonita, atraente e simpática, tem logo milhares de outras mulheres a dizer que ela é uma oferecida. Se uma mulher tira fotografias sexys, é porque é uma porca. Se for feia, então deve ser boa pessoa. Se come de forma saudável é porque só se preocupa com a imagem e é fútil....
Isto são ideias estúpidas, pré-concebidas e sem qualquer tipo de lógica.

As pessoas são muito muito muito diferentes umas das outras! E, infelizmente, está tudo generalizado!


Muitas vezes, o frasco do perfume não tem nada a ver com o seu cheiro, certo ? O mesmo acontece em relação às pessoas.

2 comentários:

  1. olá boa noite.
    Antes de mais peço desculpa por só agora responder ao seu comentário.
    Pode ser que, devido aos comentários/opiniões de tanta gente, a sra.d. M.R.P. , de agora em diante pense 2 vezes antes de publicar mais alguma barbaridade ( que fique com os pensamentos para si) e que quem de direito a proíba...
    Pelo que vi, é escritora ( mas a sério ! ). Desejo-lhe as maiores felicidades .
    Atentamente
    Paulo Fonseca

    ResponderEliminar