domingo, 19 de agosto de 2012

Infância, onde estás ?

A infância está a desaparecer. A palavra ainda existe, mas o conceito já não é o mesmo.
Será que as crianças de hoje em dia sabem o que é o jogo do lencinho, a cabra cega e o jogo das escondidas ? E sabem o que é brincar às mães e aos filhos ? Será que ainda misturam água com terra e dizem que estão a fazer mousse de chocolate ? E água com erva para formar uma sopa ? Duvido muito.
Ainda saltam à corda ? E jogam à macaca ? Também duvido.

Estas brincadeiras foram substituídas pela televisão e pelo computador. Nem vale a pena mostrar que estes dois aparelhos trazem muito mais desvantagens do que as brincadeiras anteriores, é mais do que óbvio. E o problema não acaba aqui. Se uma criança escrever no Google "pai natal" ou "branca de neve", é confrontada com imagens pornográficas. Se escrever no Youtube "Noddy", aparecem vídeos ordinários.
Em relação à televisão, são poucos os programas educativos.

E o que é que as crianças têm tanto para ver no computador e na televisão ?

Esta situação faz com que os mais pequenos não evoluam de forma correta e não aprendam competências muito importantes, como o trabalho em equipa. Isto é grave, é muito grave.

São as crianças de hoje que vão condicionar o amanhã. Então, como será a mentalidade daqui a uns anos ? Cada vez mais individualista, infelizmente.





(Eu não estou, de maneira nenhuma, a dizer que a culpa disto é das crianças. Não é, mesmo.)




Sem comentários:

Enviar um comentário